domingo, 20 de março de 2011

A Teoria Piagetiana e sua Interface com as Teorias Cognitivas sobre Formação de Crenças

Pesquisa de Iniciação Científica com bolsa da FAPEMIG

Autor:
Filipe Silva Castro
Co-autoras: Carolina Faria Arantes e Mara Lívia de Carvalho
Orientadora: Profa. Dra. Renata Ferrarez Fernandes Lopes

Introdução:
Atualmente, muitos estudos científicos têm dirigido a atenção à origem das crenças pesquisando a interface entre os processos cognitivos e a emoção, com ênfase no papel afetivo sobre os mesmos.
O objetivo deste trabalho foi mostrar a fundamentação, em Piaget, dos conceitos de assimilação e acomodação como processos básicos na formação e modificação de crenças.

Metodologia:
Foi feito um levantamento bibliográfico, com base nas obras originais de Piaget, para apontar os conceitos piagetianos que fundamentam as teorias cognitivas que pressupõem que a formação e a modificação de crenças ocorrem com base no humor experimentado pela pessoa (teorias pesquisadas em suas fontes originais).

Resultados:
Assimilação e acomodação são colocados como pólos funcionais da adaptação, o que supõe um equilíbrio entre ambos e os torna processos indissociáveis que ocorrem de forma correlacionada, apesar de em alguns momentos haver uma variação com predomínio de um deles. Este predomínio está relacionado à equilibração para a qual o indivíduo sempre tende e à auto-regulação, com a finalidade de buscar o que lhe é mais adaptativo. O esquema abaixo resume o processo e mostra a conceitualização dos dois processos.


Discussão:
Alguns teóricos cognitivos têm indicado que os estados afetivos são elementos que ajudam a direcionar qual o estilo cognitivo (assimilativo ou acomodativo) é mais apropriado ou mais adaptativo às demandas externas.
Estudos demonstraram que os estados afetivos positivos, parecem ativar mais os processos de assimilação, ao passo que quando o humor se torna negativo, parece ativar mais processos acomodativos. Assim, pode-se dizer que os estados afetivos ajudam regular a utilização desses mecanismos cognitivos à medida que o indivíduo se confronta com uma situação-problema. A variação é muito importante na formação e manutenção dos esquemas nucleares, pois permite que o indivíduo ora se volte mais para o estímulo utilizando mais processos acomodativos, ora se volte para as estruturas internas utilizando mais processos assimilativos, buscando sempre as alternativas adequadas às demandas do meio.
As crenças podem ser conceituadas como inferências baseadas no conhecimento internalizado e caracterizado por um aspecto de confiança e de convicções genuínas. Sendo consideradas também como representações cognitivas que mediam o modo como as pessoas percebem, constroem ou interpretam o mundo ao seu redor. Por isso, sua formação pertence ao domínio da assimilação, mais do que da acomodação.
Conclui-se que os estados de humor positivos servem para sustentar a formação de crenças (mediada por processos assimilativos) na interface entre o afeto e cognição, ao passo que o afeto negativo favorece a modificação de crenças via processos acomodativos. Assim, compreende-se que os conceitos encontrados na obra piagetiana fundamentam o conhecimento sobre a origem e manutenção das crenças.



Referências:

Fiedler, K., & Bless, H., (2005). Mood and the regulation of infomation processing and behavior. In Paper for Sidney Symposium on Social Psychology.
Inhelder,B; Piaget, J. (1968). A Psicologia da Criança. Coleção “Saber atual”. Difusão Européia do Livro. São Paulo.
Lopes, R. F. F. ; Alves ,M. R. (2009). Bases cognitivas, comportamentais e afetivas da origem das crenças e a implicação nos tratamentos cognitivo-comportamentais. In: Regina Christina Wielenska. (Org.). Sobre comportamento e cognição. (p. 297-304).Santo André: ESETec Editores Associados.
Piaget, J.(1996 ). Biologia e conhecimento: ensaio sobre as relações entre as regulações orgânicas e os processos cognoscitivos.(Tradução de Francisco M. Guimarães- Petrópolis, RJ: Vozes.
Piaget, J. (2005). A representação do mundo na criança: com o concurso de onze colaboradores. Aparecida, SP: Idéias & Letras.

2 comentários:

  1. Por nada thais maia, obrigada pelo elogio! Continue nos acompanhando que logo logo teremos mais vídeos e novidades no Blog!

    ResponderExcluir